Sexta, 03 de Abril de 2020
Covid-19
Médico com coronavírus alega que interrompeu serviço logo após primeiros sintomas
Imagem: Reprodução
Publicado em 23/03/2020

A assessoria do médico Eduardo Santana Ribeiro, que foi testado positivo para o Covid-19, rompeu o silêncio e se posicionou sobre o caso nesta segunda-feira (23). Em nota enviada à imprensa, o profissional de saúde alegou que foi informado sobre o resultado do exame somente no último domingo (22).

Eduardo confirmou que esteve nos Estados Unidos entre os dias 29 de fevereiro e 8 de março e afirmou que a viagem ocorreu “antes do surto do Covid-19 se iniciar no país”.

No entanto, é importante ressaltar que os Estados Unidos anunciaram, no dia 30 de janeiro, o primeiro contagio local da doença e no dia 29 de fevereiro, na chegada do profissional, foi registrado o primeiro óbito no hospital do Condado de King, próximo à cidade de Seattle, no estado de Washington.

Além disso, em 6 de março, dois dias antes do retorno do médico a capital baiana, o país norte-americano confirmou 231 diagnósticos positivos da epidemia, com 14 mortes registradas – 13 no estado de Washington e uma na Califórnia. Já no dia 8 de março, data do embarque, o governo estadunidense atualizou os dados para mais de 537 casos, com 22 óbitos confirmados em todo país – dois na Flórida, local que passou suas férias.

Eduardo ressaltou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda não havia declarado o surto como pandemia, fato que ocorreu somente em 11 de março, e que não se enquadrava nas medidas impostas pelo Ministério da Saúde para viajantes internacionais, que entrou em vigor no último dia 13. Em comunicado, ele informou que seguiu atendendo normalmente até o dia 18 de março, quando foi internado em Salvador com um leve sintoma de resfriado.


“Observa-se que o médico, até então, não apresentava qualquer sintoma descrito pelo Ministério da Saúde. Entretanto, no dia 18 de março, o médico sentiu um leve sintoma de resfriado, interrompendo imediatamente o seu labor e encaminhando até um hospital de Salvador, tendo sido colhida pesquisa de Covid-19 e, após, liberado para cumprir quarentena em casa”, disse.

Resultado do exame

O médico Eduardo Santana Ribeiro também informou que o resultado do exame para coronavírus foi divulgado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) somente no último domingo (22), dia do vazamento do áudio do governador Rui Costa. Segundo ele, desde 18 de março que encontrava-se em isolamento domiciliar, apesar da demora do resultado.

O obstetra alega que é caluniosa a informação de que teria voltado dos Estados Unidos com suspeita e não seguiu a recomendação de isolamento domiciliar.

Por: Varela Notícias
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2020 © Todos os direitos reservados